SÃO BERNARDO FC

Sobre o Clube

HISTÓRIA
Fundado em 20 de dezembro de 2004, o São Bernardo Futebol Clube recebeu este nome como homenagem à cidade de São Bernardo do Campo, na região do Grande ABC. Em pouco tempo de existência, o time teve uma ascensão rápida no cenário do futebol estadual. Um ano depois de sua fundação, a equipe deu início aos treinamentos para a disputa dos campeonatos profissionais.

Em 23 de março de 2005, no estádio Municipal de Suzano, a equipe realizou seu primeiro amistoso, contra o ECUS, e o jogo terminou com o placar de 2 a 0 para a equipe visitante. Depois de pouco mais de uma semana, no dia 4 de abril, o clube confirmou sua participação no Campeonato Paulista da Segunda Divisão e foi nesta competição que o “Tigre do ABC”, como é conhecido, realizou sua primeira partida oficial.

A estreia foi no dia 16 de abril, contra o AD Guarujá, no estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo, e o resultado foi o empate por 1 a 1. Durante o campeonato, o São Bernardo se destacou e, embora o sonho do título não tenha chegado, a equipe terminou a competição em terceiro lugar, garantindo o acesso à Série A3 em seu primeiro ano como profissional.

Em 2006, o São Bernardo fez uma boa campanha na primeira fase da Série A3 do estadual, classificando-se na primeira posição com 36 pontos conquistados. Entretanto, na segunda fase a equipe não repetiu o desempenho e perdeu o acesso. No segundo semestre do mesmo ano, disputou a Copa Paulista e conseguiu um bom desempenho, mas na semifinal foi derrotado pela Ferroviária, futura campeã da competição.

Em 2007, mais uma vez o time aurinegro perdeu o acesso no quadrangular da Série A2. No ano seguinte, porém, a equipe foi vice-campeã e conseguiu subir mais um degrau rumo ao Paulistão. O último passo foi dado em 2010, quando após um novo acesso o time conseguiu o primeiro acesso de São Bernardo do Campo para a primeira divisão estadual.

A estreia na elite, porém, não foi como o esperado e o 17º lugar culminou no rebaixamento da equipe para a Série A2. A queda não desanimou o time, que após a consistente campanha, conquistou seu primeiro título e de quebra ainda conseguiu uma vaga na Copa do Brasil, sendo também o primeiro time da cidade do ABC a disputar um campeonato nacional.

A partir daí o São Bernardo se estabeleceu no cenário estadual. Em 2013, o time conquistou a Copa Paulista, ganhando novamente a chance de disputar a Copa do Brasil. Três anos depois, faria sua melhor campanha no Paulistão, ficando na sexta colocação geral. O desempenho levou o time à disputa da Série D de forma inédita.

Em 2017, o São Bernardo acabou rebaixado, ficando próximo do retorno em 2018, quando o perdeu o acesso para o Oeste.