TAUBATÉ

Sobre o Clube

HISTÓRIA
Apesar de ter sido fundado em 1914, a história do que viria a ser o Esporte Clube Taubaté começou dez anos antes. O futebol em Taubaté surgiu em 1904, com a realização de “ensaios”, como eram chamados na época os treinos de “foot-ball” que aconteciam durante os intervalos das provas ciclistas realizadas no Velódromo Taubateense.

A ideia de criar a primeira equipe de futebol ocorreu exatamente no dia 10 de junho de 1904, quando os amantes do esporte José Pedro de Oliveira, Jayme Tindal e Frederico Livrero se reuniram no edifício da Associação Comercial com objetivo de estudar a melhor possibilidade de se fundar uma equipe de futebol na cidade. Nesse primeiro encontro decidiu-se que a equipe ganharia o nome de Sport Club Taubateense.

O esporte evoluiu na cidade e em todo o País. Com isso, no dia 1º de novembro de 1914, o Esporte Clube Taubaté foi oficialmente fundado com o intuito de disputar competições organizadas, na época, pela Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA) e Liga Paulista de Futebol (LPF). A partida de estreia do novo clube, que escolheu o azul e branco como cores oficiais para representar o infinito do céu e o branco da paz, foi disputada no dia 25 de dezembro. Porém, a estreia não foi muito boa, com uma goleada por 6 a 1 para a Associação Atlética Palmeiras.

Apesar do revés no primeiro jogo, o clube não esmoreceu e cinco anos depois da fundação conquistou seu primeiro título, o de Campeão Amador Paulista de Esporte Atlético de 1919. O clube ainda conquistou o que é considerado o Campeonato do Interior em mais duas oportunidades, 1926 e 1942, antes de conquistar os dois títulos mais importantes de sua história.

Logo no segundo ano após a Federação Paulista de Futebol ter criado a Lei de Acesso, em 1954, o E.C.Taubaté conquistou o título da Primeira Divisão, como era chamada a Série A2 do Estadual. Neste ano, surgiu o apelido do clube de “Burro da Central”, dado pela imprensa devido ao fato de o clube ter escalado o jogador Alcino de forma irregular, na vitória por 6 a 3 sobre o Comercial.

Entretanto, a permanência na Divisão Especial (Série A1) durou apenas oito anos, quando foi rebaixado. A volta por cima só veio em 1979. Após passar um longo período fora da divisão principal, inclusive afastado das competições profissionais, a equipe retornou com força máxima e foi campeã da que era conhecida como Divisão Intermediária.

Nos mais de 90 anos de história, o Esporte Clube Taubaté ainda venceu o Campeonato Paulista de Futebol Júnior, em 1985, e a Série A3 do Estadual, em 2003. Em 2007, caiu para a Série A3 do Estadual e no ano seguinte foi novamente rebaixada, agora para a Segunda Divisão do futebol paulista, voltando logo em seguida para a Série A3.

De 2010 a 2015 o clube disputou o terceiro escalão. O acesso veio com o título da Série A3, conquistado sobre o Votuporanguense. Desde então o time disputa a Série A2 em busca do retorno para a elite paulista.